Web Serie

Em parceria com o ISA - Instituto Socioambiental criamos a web série #RibeiraEssencial, uma campanha pela titulação das terras quilombolas | Direção e edição: Carolina Quintanilha

Qual é o resultado final de uma imersão que utiliza a metodologia do Design Essencial para entender a histórias do lugar e criar?

Quando falamos no Design Essencial falamos, principalmente, na compreensão do design como processo, como algo que transcende o objeto, do design como um guardador de memórias e histórias. Sendo assim, o que criamos a partir dessa metodologia pode ser algo imaterial, pode ser a própria troca com o lugar, ou pode se manifestar em um objeto, em um texto, em qualquer material sensível

Quando fizemos a imersão no Quilombo Ivaporunduva, comunidade quilombola mais antiga do Vale do Ribeira, entendemos a preciosidade dos saberes que habitavam aquele lugar. E dessa troca, entendemos que a nossa contribuição poderia acontecer no sentido de empoderar a comunidade apenas revelando para eles próprios o valor das suas histórias. Foi o nosso encantamento a principal ferramenta de transformação.

Viajamos até Ivaporunduva, descobrimos os materiais sensíveis e humanos que formam o Quilombo e a partir dessa experiência criamos a web série #RibeiraEssencial, em parceria com o Instituto Socioambiental – ISA. Uma série que narra com poesia nossas descobertas sobre a vida de Ivaporunduva e que pretende unir assinaturas em uma petição para pressionar o governo a titular os territórios quilombolas do Vale do Ribeira.

 

Assista à Web Serie: 

Sobre a web serie

Esta série faz parte do projeto O Ribeira Vale.

Saiba mais sobre a riqueza socioambiental do Vale do Ribeira e apoie, com apenas um clique, a luta dos quilombolas pela titulação de suas terras. O Ribeira Vale sua visita, seu apoio, sua atenção.

Realização: Instituto Socioambiental (ISA) e Instituto A Gente Transforma Direção: Carol Quintanilha Imagens: Carol Quintanilha Edição: Carol Quintanilha Tratamento de som: Tomas Cortes Franco Fotos: Loiro Cunha Arte: Fabiana Zanin e Verônica Nunes Curadoria Musical: Leonardo Mello (C de Cultura) Trilha sonora: O Galo Canta (Domínio Público), Senzala (João Miranda e Junior Gallinari), Cipó (Vagner Narazeth), Sábia (Nilson Dourado), Quilombo Axé (Afoxé Oyá Tokolê Owó).

Parceiros: Instituto A Gente Transforma e Associação do Quilombo Ivaporunduva

Agradecimentos: Leonardo Mello, Ricardo Leal, Mônica Barroso, Fabiana Zanin, Luiz Cunha, Verônica Nunes, todos os alunos do curso Design Essencial da Faculdade Belas Artes e toda a comunidade quilombola de Ivaporunduva, no Vale do Ribeira.

Compartilhar