Coleção Tumbira

Coleção de objetos torneados, produzidos na comunidade de Tumbira, com resíduo de manejo florestal | Rosenbaum + Fernanda Marques

Às margens do Rio Negro, em uma paisagem em que floresta, rio e céu se encontram e se confundem, encontramos a comunidade de Tumbira, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Negro, no estado do Amazonas. Através do reconhecimento do potencial local, propusemos o uso do resíduo da madeira proveniente do manejo sustentável, para a criação de um projeto que contribuísse com o desenvolvimento da comunidade.


No Tumbira, conhecemos o artesão Manoel Garrido, artesão que transformou a oficina que já pertenceu ao pai – um dos maiores barqueiros que a Amazônia já conheceu – em uma marcenaria, com direito a um torno único, uma invenção dele mesmo, feito com o motor de caminhão. Foi nessa oficina, de onde já saíram barcos que navegaram por toda a Amazônia, que nasceu a #ColeçãoTumbira, vasos esculpidos em torno com madeira sustentável.

Processo de criação

Todo o processo de criação das peças da Coleção Tumbira foi baseado na troca, colaboração e compartilhamento. Em um desses encontros que a floresta proporciona, Marcelo Rosenbaum convidou a arquiteta Fernanda Marques para conhecer a comunidade de Tumbira e colaborar nesse projeto.

Ao lado dela e do artesão Manoel Garrido, criamos naquela oficina localizada entre a floresta e o Rio Negro, uma série de vasos esculpidos em um torno criado pelo próprio Manoel e que representam esta troca de saberes.

O lucro gerado pela venda das peças retorna para comunidade de Tumbira, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Negro (AM), representando uma nova e importante fonte de renda.

PRODUTOS

Produtos à venda na Dpot Objeto

Design: Fernanda Marques e Marcelo Rosenbaum

Fotos: Loiro Cunha

ARTESÃOS

Manoel da Silva Garrido
James Ramos Garrido
Valter Ramos Garrido

Compartilhar