Coleção Molongó de Brinquedos Educativos

Coleção de brinquedos educativos feita em imersão na comunidade Nova Colômbia, dentro de reserva de desenvolvimento sustentável no Amazonas | Rosenbaum + Fetiche + Bertjan Pot + Sarah Colson

COLEÇÃO MOLONGÓ, o Design a serviço do brincar

Nossas crianças já podem brincar com os frutos da floresta.

Molongó, coleção de brinquedos educativos, nasce pelas mãos da comunidade Nova Colômbia, situada na reserva de desenvolvimento sustentável de Mamirauá, no Amazonas. São 12 famílias ribeirinhas que vivem da pesca, do plantio e artesanato.

A convite da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), o Instituto A Gente Transforma desenvolveu a coleção, utilizando madeira da árvore Molongó (Malouetia tamaquarina), espécie amazônica esguia, de galhos leves, que está em processo de manejo experimental, através do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. 

Os brinquedos integram o Programa Primeira Infância Ribeirinha, coordenado pela FAS. Estimulam, além de habilidades essenciais para o desenvolvimento infantil, o reconhecimento da identidade local e viabilizam o crescimento de um negócio social. 

Os brinquedos de Molongó foram desenvolvidos pelos designers Marcelo Rosenbaum e Paulo Biacchi (Fetiche Design). Uma estrutura de marcenaria foi montada na comunidade para o aproveitamento da 100% da árvore. A estrutura de produção na comunidade foi viabilizada pelo projeto e pela equipe da Fas, com consultoria do Leandro Marcato, fundador da Veromobili. O treinamento para a produção de serigrafia nas peças foi feito pelo M.O.A Estudio.

Em 2019, 80 agentes comunitários de saúde trabalharam com os novos kits de brinquedos. Uma segunda produção está programada para 2020 e será destinada às próprias famílias que receberão os brinquedos em suas casas.

 
 

Os produtos da COLEÇÃO MOLONGÓ fazem parte da rede Origens Brasil.

O Origens Brasil® é uma rede que promove negócios sustentáveis na Amazônia em áreas prioritárias de conservação, com garantia de origem, transparência, rastreabilidade da cadeia produtiva e promovendo o comércio ético.

Origens Brasil® – Garantia de negócios pela floresta em pé

    
Compartilhar