Sobre o Projeto

O Parque Santo Antônio fica na Zona Sul de São Paulo, em uma área que reúne trezentas favelas onde vivem mais de cem mil habitantes. O local é conhecido por seus baixos índices de desenvolvimento e altos índices de criminalidade, é uma comunidade sem planejamento urbano. Praticamente não há espaços públicos destinados ao lazer.

O campinho de futebol da comunidade, o Campo do Astro, é a única área de convivência.

O A Gente Transforma Parque Santo Antônio foi resultado do apoio da SUVINIL e da articulação de redes colaborativas, especialmente a Casa do Zezinho, para a criação de uma área de lazer no entorno do campo de futebol, utilizando o resíduo da Casa Cor, o acabamento e pintura de todas as casas no entorno do campo e a implantação de uma Biblioteca comunitária, um equipamento cultural da comunidade.

 

LOCALIZAÇÃO

 

TECNOLOGIA SOCIAL

Idealizado por Marcelo Rosenbaum, o A Gente Transforma — Parque Santo Antônio foi resultado de uma parceria público privada.

A motivação para realizar este projeto nasceu do desejo de usar o potencial de articulação entre diferentes setores da sociedade, para criar um projeto que impactasse a comunidade através da construção de arranjos publico privados.

A intervenção no Parque Santo Antônio mobilizou 40 estudantes de arquitetura e design que foram selecionados entre 700 inscritos, para contribuir com ideias, projetos e participar da semana de mão na massa, onde, junto com a comunidade, construímos espaços de lazer. Foram realizadas dinâmicas em 5 universidades brasileiras e a British School de Londres.  

Uma imersão de 7 dias teve o objetivo aproximar comunidade e estudantes, desenvolver as ideias e projetos a partir das necessidades e recursos disponíveis. O momento seguinte foi a Semana Mão Na Massa, um grande mutirão comunitário que realizou as intervenções em torno do campo do Astro > um parque, uma arquibancada, a pintura das casas e a implantação da biblioteca. 

O projeto mobilizou a SUBPREFEITURA e DEFESA CIVIL, que cercaram e iluminaram o campo de futebol; CASA DO ZEZINHO – organização local forneceu a estrutura da casa para todas as atividades coletivas e fez a importante articulação comunitária ao lado do Instituto Elos, que aplicou seus conhecimentos e metodologia de criação coletiva.

A SUVINIL apoiou a equipe do projeto, o intercambio dos estudantes, ofereceu o curso de capacitação para pintores para um total de 100 pessoas e doou todo o material para pintura das casas.
   

Além da Suvinil muitos apoiadores viabilizaram o projeto:

/ CASACOR e seus arquitetos doaram os resíduos e plantas;

/ VIVO viabilizou a comunicação entre todos; 

/ VOTORANTIM doou o cimento para reboco de setenta casas; 

/ MOTOROLA doou aparelhos para produção de conteúdo e comunicação; 

/ CAVALERA vestiu a equipe para a Semana de Mão na Massa; 

/ LEROY MERLIN doou ferramentas para a semana Mão na Massa; 

/ A construção da Biblioteca Para Todos foi viabilizada pela ETERNIT e FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL, com os apoios da TOK&STOK, LUMINI, FADEMAC, ECOTELHADO, ESTUDIO CARLOS FORTES e LEROY MERLIN.

CAMPO DO ASTRO

A equipe do Gente Transforma, os estudantes e a comunidade projetaram e construíram, em uma semana, uma área de lazer onde antes havia uma pilha de lixo e entulho. As casas inacabadas ganharam cores. Um deck e uma área de ginástica foram construídos. Um jardim filtrante de bananeiras foi plantado delimitando o ambiente da churrasqueira. O material usado na reforma foram doados Casa Cor São Paulo, as sobras da desmontagem do evento foram doadas ao projeto, criando um ciclo sustentável para os materiais.

A realização de um mutirão foi uma forma de reunir diferentes setores da sociedade em torno de um problema e uma solução.

OUTROS RESULTADOS PARA A COMUNIDADE 

Um dos dos mais importantes resultados desta ação foi a constituição de uma associação de moradores, que conseguiu uma visita do Ministério da Integração Nacional e da Defesa Civil, para articular medidas de segurança relacionadas ao córrego, que frequentemente inunda as casas que estão na sua margem. 

A comunidade se reuniu e reconstruiu uma casa, que por ser abaixo do nível da rua alagava em épocas de chuva; e reformou outra casa com o recurso de uma rifa organizada pelos times locais de futebol, que arrecadou R$4.000.

A associação comunitária que foi constituida a partir da aproximação dos moradores, motivada pelo projeto criou um grupo de ginástica matinal no equipamentos instalados no Campo do Astro para os idosos; e ocupou o Campo do Astro num amistoso com os times das escolas da região, grupos que antes não usavam o campo como seu espaço de recreação.

TANQUE DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO (TEVAP) Fossa de Bananeira

Construímos na lateral do campo do Astro um Tanque de Evapotranspiração (TEVAP), um sistema de tratamento e reaproveitamento dos nutrientes da água negra (proveniente do vaso sanitário) e água cinza (proveniente de pias, tanques, chuveiros), para produção de flores e frutas. A intenção é criar uma experiência educativa para o tratamento alternativo das águas em um local sem saneamento.

REALIZAÇÃO:

Apoio:

NIKE
INSTITUTO ELOS
MESTRE TIGRE
VOTORANTIM
MOTOROLA
CAVALERA
CASACOR
LEROY MERLIN
ETERNIT
FUNDAÇãO ITAÚ SOCIAL
TOK&STOK
LUMINI
FADEMAC
ECOTELHADO
ESTUDIO CARLOS FORTES
LEROY MERLIN.
CASA DO ZEZiNHO

 

Agradecimentos:

Moradores do Parque Santo Antonio
Subprefeitura M’Boi Mirim
Dagmar Garroux
Saulo Garroux
Maria Corina Gama de Macedo
Maria Celia Gonçalves
Cristhiane Oestreicher

Ficha Técnica

EQUIPE AGT

Direção Criativa
Marcelo Rosenbaum

Direção Executiva
Adriana Benguela

Administração
Ludimilla Bueno

Arquitetos
Henrique Pinheiro / Rodrigo Martins / Sebastien Patrice Caron / Ana Paula Harumi Eguchi / Ana Teresa Galli / Jefferson Baba

CONTEÚDO
Jackson Araujo e Livia Salomoni

PRODUÇÃO
Nelba Cardoso e Tatiane Moreira

FACILITAÇÃO
Instituto Elos

FOTOS
Douglas Garcia

VÍDEO
Renan Costa Lima

GRAFITE
Bruno Dias

ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA
Casa do Zezinho

INTERCÂMBIO DE ESTUDANTES
STB – Student Travel Bureau

 

ESTUDANTES DE ARQUITETURA E DESIGN
Adeliane da Silva dos Santos
Alessandro Henriqson
Marcos Tanus
Alexander Groves
Alexandra de Paula Passos Carneiro
Aline Nunes Ferraz
Andressa Bencke
Aníbal Bravim de Meira
Anna Bárbara Barroso Gonçalves
Attva Aparicio
Carlise Garbin Debona
Gabriela Leonardo Ventapane Freitas
Iris Pasisnic
Italo de Macedo Pereira
Joel Gomes Alves
Joel Marques de Sousa
Jorge da Silva Júnior
Jully Anne Andrade Almeida
Keyla de Nazare Maciel Ferreira
Larissa Marques Carvalho
Leandro de Carvalho Rodrigues
Luciane da Silva Lima
Marina Alencar Machado Rolim
Maximillian Gubbins
Mayara Alice de Campos
Natália Regina Silva Nadaleto
Priscila de Souza Mariano
Raquel Pessoa Morano
Rebeca Grillo de Sousa
Sabrina Dutra Teixeira
Sara Aragão Alves da Costa
Sarah Colson
Tamires Julião Ribas
Thais Oliveira Ponte
Zargos Rodrigues Vasconcelos

UNIVERSIDADES

Royal College Of Art – Londres
Belas Artes
Gama Filho RJ
PUC RJ
UNI BH
UNIFOR
UniRitter

 
 

.

Compartilhar