Sobre o Projeto

A convite da Suzano Papel e Celulose, o Instituto A Gente Transforma criou o projeto QUEBRADEIRAS, uma marca de produtos cosméticos e alimentícios naturais e orgânicos, feitos a partir do côco babaçu.

Na estrada do Arroz em Imperatriz do Maranhão, vivem 6 comunidades tradicionais de quebradeiras de côco babaçu. A falta de valorização e reconhecimento da importância da atividade, leva ao desinteresse das novas gerações na perpetuação desta cultura e faz o número de Quebradeiras diminuir a cada ano. Um dos fatores é o desconhecimento dos valores nutricionais e medicinas do fruto que podem ser utilizados na produção de alimentos e cosméticos. 

A Suzano Papel e Celulose tem sua maior unidade em Impertriz, MA, e se relaciona diretamente com as comunidades de quebradeiras da Estrada do Arroz.

A convite da Suzano Papel e Celulose, o Instituto A Gente Transforma criou o projeto QUEBRADEIRAS, uma marca de produtos feitos a partir do côco babaçu. A comunicação sobre a riqueza do coco de babaçu aumenta o potencial de geração de renda para estas comunidades e colabora com a resistência desta cultura.

 
 
 

QUEBRADEIRAS DE CoCO BABAÇU

Quebradeiras é uma marca de produtos feitos a partir do coco babaçu. Foi desenhada para ser um negócio social que tem como sócias 25 moradoras de 6 comunidades da Estrada do Arroz, em Imperatriz-MA. O negócio social é um modelo idealizado pelo projeto junto com a comunidade, para atrair novas gerações e com isso estimular a permanência da cultura do coco Babaçu.

TECNOLOGIA SOCIAL

A partir de um processo de imersão com as quebradeiras e suas famílias, identificamos a grande oportunidade de criar uma produção própria de produtos a base de côco babaçu, produzida pelas próprias quebradeiras e suas famílias, dando continuidade a relação afetiva e ancestral entre a mãe quebradeira, suas filhas e a natureza.

Para configurar o arranjo social deste novo empreendimento, estimulamos a capacidade de empreendedora e desenhamos com as quebradeiras e suas famílias, um Negócio Social gerido por elas, integrando as 6 comunidades de Quebradeiras da Estrada do Arroz. 

Os produtos foram formulados por especialistas em cosméticos e alimentos naturais e orgânicos, a Almanati. O conhecimento das propriedades e benefícios dos derivados da palmeira do coco babaçu e beneficiamento dos frutos da palmeira, uniu-se a tradição e vocação do local em uma linha de produtos de alta qualidade que ajudam no reequilíbrio da saúde e bem estar, em um negócio social geridos por comunidades tradicionais.

Foram 32 famílias interessadas em se associar para criar sua marca própria, eliminando os atravessadores e distribuindo diretamente ao mercado. O projeto foi desenhado desde sua concepção, design e estratégia, mas foi paralisado por uma não continuidade de recursos vindos do patrocinador. 

#SOMOSQUEBRADEIRAS
MULHERES FORTES, DE PERSONALIDADE, ALEGRES,
QUE QUEBRAM COCO, QUEBRAM DESAFIOS, QUEBRAM PRECONCEITOS.
UMA MARCA QUE VAI MUITO ALÉM DO PRODUTO.
QUEBRADEIRAS. COM A TERRA E COM A GENTE DA TERRA.

(manifesto das Quebradeiras)

FICHA TÉCNICA

Cliente
Suzano Papel e Celulose 

Formulação produtos
Almanati

Design gráfico
Fabiana Zanin

Branding
Loria Consultoria

Consultoria Jurídica Negócio Social
Pinheiro Carrenho

 
Compartilhar