Turismo de Base Comunitária

Implementação do modelo de Turismo de Base Comunitária para ampliação das oportunidades da comunidade que vem se consolidando como um lugar que representa a identidade cultural da região | A Gente Transforma + Garupa + Fundação Casa Grande

 

O Projeto Garupa, ajuda comunidades a formatar projetos de capacitação para que eles se desenvolvam com autonomia, em parceria com a Fundação Casa Grande, que já trabalha com turismo com propósito há anos e que compartilhou o seu conhecimento.

 
 

Hoje existem 15 pousadas domiciliares preparadas para receber visitantes, que tem interesse em conhecer a rotina de uma comunidade sertaneja, que tem como um dos seus valores o reconhecimento por sua identidade.

Segundo Junior Santos, coordenador da agencia social de turismo de Nova Olinda, e parceiro do A Gente Transforma no desenvolvimento do modelo de turismo de base comunitária em Várzea Queimada, “o potencial do turismo em Várzea Queimada vai além do que a gente possa imaginar. Porque ela é uma comunidade que ensina muita coisa para o visitante, é uma oportunidade que a pessoa tem de conviver com os moradores do interior do Brasil e compartilhar suas histórias. Não se resume só nessa experiência de contato, mas é uma comunidade autêntica. Ela vai desde a formação dela, que vêm de duas, três famílias, e começa a surgir toda uma comunidade. Você sente que faz parte dessa família. E a prática que eles desenvolvem com palha da carnaúba e da borracha é algo único. Você vê, por onde você chega, que eles estão produzindo. O traço deles é muito autêntico, você só encontra em Várzea Queimada. E eles estão dentro da Chapada do Araripe, na fronteira do Piauí com Pernambuco. É incrível essa geografia, e temos que pensar em como fazer para integrar esse roteiro”.

O projeto atual é a integração de Várzea Queimada ao roteiro de turismo de comunidades e mestres da Chapada Do Araripe, que está em processo de reconhecimento como patrimônio mundial pela Unesco, projeto conduzido pela Fundação Casa Grande.

 

FICHA TÉCNICA

Co-criação
Rosenbaum
Garupa
Fundação Casa Grande

Fotos e Filme
Diego Cagnato

Compartilhar