Sobre o Projeto

Do encontro de conhecimentos ancestrais, nasce a diversidade que habita e colore o pavilhão de exposições de 2015 da CasaCor Peru. Um novo olhar para o artesanato de subsistência, que ocupa lugar de destaque entre os profissionais de decoração do país.

O Peru é um país onde os artesãos são herdeiros das tradições Incas e Quechua, verdadeiros representantes de tradições milenares, com uma enorme diversidade de técnicas e matérias primas. Em 2015, fomos convidados para participar da CasaCor Peru, com objetivo de inserir o artesanato na pauta da maior mostra de decoração do país.

A Casa Cor Peru é um evento de enorme importância, porque apresenta projetos de interiores como um reflexo do comportamento da sociedade em sua forma de morar, receber e a sua identificação com objetos de arte e design.

O Ministério do Comercio Exterior e Turismo do Peru (MIncetur) apoiou o nosso trabalho, que foi o de pesquisa, curadoria e o desenvolvimento de duas coleções. A primeira ‘Coleção Encuentros’, com mais de 90 peças que compuseram o ambiente “Espacio del Encuentro”, na Casa Cor Peru 2015; e a segunda Coleção, criada em 2016, teve seu lançamento no Salão do Móvel de Milão, mais importante mostra mundial de Design.

Trabalhamos em três diferentes regiões peruanas, passando pelos três principais biomas: litoral, selva e serra, nas regiões de Piura, Lamas, e Ayacucho.

A peças destas coleções foram exibidas e vendidas no MALI (Museu de Arte de Lima), durante o tradicional leilão Subasta de Verano 2017 que reúne os principais colecionadores de arte do país.

 
 
 
 

TECNOLOGIA SOCIAL

O artesanato é um conhecimento que liga diretamente os povos e a paisagem local, porque parte sempre o uso das matérias primas existentes em cada bioma, onde o artesão criava peças utilitárias, para o seu próprio consumo e necessidades do dia a dia. Com o acesso aos produtos industrializados, estes objetos foram sendo substituídos e algumas tradições correm o risco de serem esquecidas, e outras banalizadas pela produção de peças para abastecer a cadeia de turismo, com souvenires. Peças com baixo valor agregado pela pouca exclusividade, que passam não representam necessariamente as tradições culturais daquela região.

O Design Essencial é a tecnologia Social do A Gente Transforma, que constrói relacionamento com as comunidades tradicionais, lançando um olhar profundo para os conhecimentos ancestrais, para reintroduzir estes conhecimentos no mundo contemporâneo, resultando em uma maior permanecia dos saberes, gerando dignidade e autonomia para as comunidades de artesãos, que sãos verdadeiros griôs – guardiões de valiosas técnicas que contam uma parte da história da nossa civilização.

La artesanía es mucho más que una pieza de decoración del hogar o utensilio. La artesanía es el alma de una cultura, el transcend el objecto. 

la cultura no se hereda, se conquista, es un logro que se da por la comprensión de sí mismo y la aceptación del otro. 

Aprender acerca de la otra, mezclamos a ella.La otra se mezcla con nosotros.Este encuentro con el otro, con el diferente, algo que nazca. 

Se produce un cambio en esencia, en el espíritu del ser. 

Este encuentro nace un sentido mediada por la experimentación, por las creencias, por la fe, por el arte. La cultura se manifiesta  a traves de la artesanía independiente de la voluntad, es un intercambio, un encuentro.”

“O artesanato é muito mais do que uma peça de decoração ou utensilio doméstico. O artesanato é a alma de uma cultura, ele transcende o objeto. A cultura não se herda, se conquista, é uma conquista que se dá pelo entendimento de si mesmo e pela aceitação do outro. 

Ao aprendermos sobre o outro, nos misturamos a ele. O outro se mistura a nós. Deste encontro com o outro, com o diferente, nasce algo. 

Uma mudança ocorre na essência, no espirito do ser. 

Desse encontro, nasce um sentido mediado pela experimentação, pelas crenças, pela fé, pela arte. A cultura se manifesta através do artesanato independente da vontade, pois é uma troca, um encontro.”

 
 
 

SUBASTA DE VERANO

As peças destas coleções foram selecionadas para participar do tradicional leilão do MALI (Museu de Arte de Lima) SUBASTA DE VERANO 2016, edição dedicada intrinsecamente ao desenho peruano. A venda de todas as peças neste leilão, representou um grande salto de significado para as peças produzidas, e demonstra o alto potencial que tem o produto artesanal, para se posicionar como objeto de valor no contexto contemporâneo.

 LOCALIZAÇÃO

Passamos pelos três principais biomas – litoral, selva e serra -, ao trabalhar em três diferentes regiões peruanas: Piura, Lamas, e Ayacucho.

 
 
 

Parceiros

Ricardo Geldres
www.geldres.com
O designer peruano Ricardo Geldres é co-criador das peças das Coleções 2015 e 2016 para o projeto Encuentro Peru.

MINCETUR
www.mincetur.gob.pe
O Ministerio de Comercio Exterior e Turismo do Peru nos convidou para este projeto de reposicionamento do artesanato a partir da identidade

CASA COR PERU (2015)
www.casacorperu.com
Casa Cor Peru, o maior evento de design do país, apoiou o projeto Encuentros.

Compartilhar