Oficina Criativa

Evento cultural na comunidade do Vergel valoriza a identidade local e engaja comunidade

O FESTIVAL MÃE LAGOA MUNDAÚ foi encerrado com a Oficina Criativa, onde reunimos 30 pessoas da comunidade. Essa oficina foi facilitada por Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrósio, e ministrada pelo artesão Itamácio Alexandre, que criava de vasos de cimento – chamados de caqueiras pelos alagoanos a partir de uma técnica que ele desenvolveu, com  contraforma de areia, e ferramentas que ele produz com materiais reciclados. Itamácio aceitou o desafio, já fortalecendo seu vínculo com a comunidade, a partir do seu próprio saber e tecnologia, compartilhados com a comunidade do Vergel. 

Durante a oficina criativa, propusemos ao Itamácio a substituição da areia pelas conchas de sururu trituradas na composição da massa, uma iniciativa que foi apoiada em uma pesquisa realizada pela USP (Universidade de São Paulo), que demonstra as propriedades calcárias da concha de sururu, material basicamente composto por calcário, como uma possibilidade de substituição da areia na composição da massa de cimento.

Esta oficina resultou em uma coleção com diferentes produtos. Alguns já foram lançados e outros serão em breve. Os produtos usam as conchas de sururu trituradas, em diferentes granulometrias na mistura das massas, tirando partido da sua textura iridescente. Essa é uma iniciativa que fomenta a criação de um modelo econômico inclusivo, engaja pessoas em torno de um futuro arranjo econômico comunitário.

 
Compartilhar