Sobre o Projeto

Maceió Mais Inclusiva Através da Economia Circular é iniciativa do BID LAB (o Laboratório de Inovação do Grupo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento), em parceria com o IABS (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade), a Prefeitura de Maceió. O Instituto A Gente Transforma em parceira com a Rosenbaum desenvolvem produtos de design a partir do uso das conchas de sururu e a estratégia para posicionamento dos produtos no mercado. Projeto de design com o conceito de economia circular.

Mundaú é a lagoa que fica no bairro do Vergel, em Maceió, no estado de Alagoas, Nordeste do Brasil. Cinco favelas ocupam a orla da Lagoa Mundaú, onde vivem milhares de pessoas abaixo da linha de pobreza e sem saneamento, em casas de lona, papelão e resíduos da sociedade de consumo, com altíssimo índice de subnutrição infantil, e com altíssimos índices de violência, tráfico de drogas e prostituição infantil. 

A comunidade vive a partir da extração do sururu. A pesca do sururu envolve muitas famílias da comunidade, e produz, apenas na Comunidade do Vergel, aproximadamente 300 toneladas de conchas que atualmente são descartadas ao ar livre até serem levadas pela prefeitura a um lixão, a um alto custo diário, gerando um problema ambiental e de saúde pública para a comunidade e o município. O sururu é também patrimônio imaterial do estado de Alagoas, desde 2014, fazendo parte da cadeia alimentar de todas as classes sociais.

Este projeto tem o objetivo de desenvolver produtos a partir das quase 300 toneladas mês de conchas do sururu que são descartadas, para gerar oportunidade de renda, um modelo econômico de desenvolvimento social na comunidade do Vergel, que vive em uma situação de miséria.

O projeto teve início em 2019, quando a Rosenbaum e o Instituto A Gente Transforma foram convidados pelo projeto Maceió Mais Inclusiva Através da Economia Circular, iniciativa do BID LAB (o Laboratório de Inovação do Grupo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento), em parceria com o IABS (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade), a Prefeitura de Maceió e rede de iniciativas parceiras, para criar um projeto de design com o conceito de economia circular. 

O A Gente Transforma trabalha em parceria com a Rosenbaum, para relacionar as comunidades e o bioma, com a geração de fluxo econômico onde estão inseridas, criando processos para o desenvolvimento de produtos a partir dos recursos naturais. Este movimento agrega para as indústrias e marcas apoiadoras, o conceito de desenvolvimento social, e para a comunidade a perspectiva de trabalho e reconhecimento do seu valor quando relacionada com as pessoas, seus talentos e o paisagem. O resultado são produtos com identidade local e valor compartilhado por toda a cadeia envolvida no desenvolvimento do produto, especialmente pela comunidade que tem a possibilidade construir sua emancipação a partir de um novo negócio social.

 

Localização

 
  

TECNOLOGIA SOCIAL

O desafio deste projeto é gerar oportunidades econômicas para a comunidade a partir da ferramenta do DESIGN-BIOMA, que estão intrinsecamente relacionados e constroem um poderoso conceito de emancipação e identidade. 

O Design Essencial, tecnologia social desenvolvida pelo Instituto A Gente Transforma, sempre parte de uma aproximação com a comunidade, para fazer uma investigação afetiva, reconhecendo os saberes da comunidade, as lideranças e os talentos. Esse método, especialmente neste contexto urbano de miséria, parte da crença fundamental de que todo ser humano tem capacidade de desenvolver conhecimento e emancipar-se intelectualmente. 

Nesta imersão tivemos apoio da ONG Mandaver, que faz um trabalho espetacular com as famílias da comunidade. Reunimos 10 lideranças para juntos criarmos um festival, como estratégia de aproximação com a comunidade, para conhecer e despertá-los para o reconhecimento de seus valores culturais e valores naturais. A comunidade do Vergel criou o a programação do evento, assumiu a produção e batizou o ‘Festival ‘Mãe Lagoa Mundaú’.

O I FESTIVAL MÃE LAGOA MUNDAÚ aconteceu entre os dias 17 a 20 de Maio de 2019 no campo de futebol da Fortaleza. 

O palco foi feito durante a oficina de RECICLAGEM E CRIATIVIDADE, quando a comunidade, junto ao A Gente Transforma criou toda a decoração do palco emprestado pela Prefeitura de Maceió, a partir de material reciclado de garrafas PET recolhido no local reciclado pela COOPVILA. Ao final da atividade, todo o material utilizado na decoração retornou à COOPVILA.

A programação cultural teve como tema DIVERSIDADE CULTURAL e BELEZA. No Palco, líderes comunitários locais organizaram a apresentação de Coral das crianças, Balé, Côco de Roda, do Batuque Mundaú, Mumba Meu Boi, Teatro Mandaver e Capoeira, talentos da própria comunidade se apresentando do Vergel para o Vergel.

O dia 19 de Maio foi o dia do SABOR e do FORRÓ. Além da apresentação da Quadrilha Luar do Sertão, foi realizada a competição náutica GINCANOA, o concurso gastronômico “MELHOR PRATO DE SURURU DO MUNDO” e um bingo.

No concurso MELHOR PRATO DE SURURU DO MUNDO envolveu 5 duplas de cozinheiros das comunidades do Vergel, que apresentaram deliciosos pratos tradicionais e criativos feitos com sururu, entre elas: Maria Cícera Vieira de Souza, representando a quadra 12; Ingrid da Silva, pela Mundaú; Dayara Costa da Silva e Yasmin Rodrigues dos Santos, pela Sururu; Thâmara Souza  Apolinário pela Capote; Maria Adriana da Silva Sales e Fabiana, também pela Comunidade do Capote.

Um júri renomado, composto por 4 dos melhores chefs da cidade de Maceió (Jonatas Moreira- Akuaba, Simone Bert – Wanchako, Serginho Jucá- Sur e Vitrola – Divina Gula) elegeu a moqueca de sururu como o prato vencedor. Os alimentos para a confecção dos pratos foram doados pela PALATO.

Concurso MELHOR PRATO DE SURURU DO MUNDO

A GINCANOA foi uma corrida de barcos a vela pela Lagoa do Mandaú. Como premiação, um motor de popa foi dado ao ganhador.

Gincanoa

Para finalizar o I FESTIVAL MÃE LAGOA MUNDAÚ, na favela do Vergel, a COOPMARIS, cooperativa de mulheres marisqueiras organizou um bingo com vários prêmios. Foram as próprias associadas à COOPMARIS que organizaram uma vaquinha para a compra dos  prêmios.

Bingo

O festival contou com apoios do SEBRAE,  TAMO JUNTO, PREFEITURA MUNICIPAL DE MACEIÓ, GGOV, SUDES, SIMA, SEMTABES, SLUM, SECRETARIA DE TURISMO DE MACEIÓ, COOPVILA, CEASB, COOPMARIS, PALATO, MANDAVER, IABS e INSTITUTO A GENTE TRANSFORMA.

Parceiros

IABS

BID LAB

Prefeitura de Maceió

ONG Mandaver

SEBRAE- AL

Universidad Politecnica de Madrid

Brasken

DESENVOLVE – Agência de fomento de Alagoas

Ficha técnica

Gestão de Convênio
IABS

Direção Geral e Design
Marcelo Rosenbaum

Direção Executiva
Adriana Benguela

Design e Mentoria
Rodrigo Ambrósio

Artesão e Empreendedor Local
Itamácio Alexandre

Compartilhar