Fome de Resistência – Jonathas de Andrade

Fome de Resistência – Fundamento Kayapó Menkragnoti (da série Infindável Mapa da Fome), 2019

A convite de Marcelo Rosenbaum, o artista Jonathas de Andrade desenvolve um trabalho com as MULHERES KAYAPÓ – Fome de Resistência – Mulheres Kayapó Menkragnoti (da série Infindável Mapa da Fome), que foi apresentada pela primeira vez na individual de Jonathas de Andrade no MCA Chicago [Museum of Contemporary Art Chicago], em 2019.

“Este projeto acontece em colaboração com as mulheres Kayapó da Aldeia Pukany, que habitam o território Menkragnoti no sul do Pará, na Amazônia. Levando para a aldeia um conjunto de mapas que juntos compõem o território Kayapó Mekragnoti demarcado, as mulheres da aldeia foram convidadas a intervir nos mapas com os grafismos ancestrais de seu povo, que cotidianamente são aplicados sobre seus corpos em situações ritualísticas ou corriqueiras. Numa sobreposição de um desenho sobre o outro, a cultura Kayapó impregnada nos grafismos toma todo o espaço do mapa, ultrapassando os limites do território oficialmente demarcado, que carrega a lógica própria da cultura do “homem branco”.

Quando montados na parede, as várias folhas pintadas pelas mulheres se juntam formando o mapa, mas, ao longe, ele é percebido como uma grande bandeira Kayapó. Visualmente o mapa oficial praticamente desaparece, somente sendo visto de perto.

Como legenda deste grande mapa-bandeira, fotografias das mãos em riste de cada uma das pintoras apresentam as mulheres que executaram o trabalho – as imagens das mãos trazem, juntas, um gesto coletivo de resistência. Ao mesmo tempo que apresenta individualmente, a ausência do rosto de cada uma coloca o individual em função do coletivo, realçando o tanto de povo que há naquelas pinturas e o quanto sua autoria é entendida não como individual, mas como coletiva.

Esta obra inaugura a série Infindável Mapa da Fome, lançando olhares sobre possíveis outras fomes do Brasil. Este projeto foi realizado com o apoio do Instituto Kabu e Marcelo Rosenbaum, com fotografias de Cléber Oliveira, que registrou a série das mãos das mulheres kayapó.”

(Jonathas de Andrade)

 

42 mapas em papel com pintura em tinta acrílica serigráfica
19 fotografias em papel de algodão – 40 x 40 cm
1 fotografia em papel de algodão – 85 x 85 cm
43 pinturas em papel Canson – 15 x 21 cm
Mapa: 418 x 376,5 cm (42 folhas juntas)

Sobre Jonathas de Andrade 

Jonathas de Andrade é alagoano de 36 anos e vive em Recife. Aparece no Top 5, entre os cinco melhores artistas de arte contemporânea do planeta, no “NextGen Artist”, segundo levantamento da JLT Brasil (Jardine Lloyd Thompson BRasil) em parceria com a ArTactic, empresa de pesquisa de mercado de arte. 

Destaque da 32º Bienal de São Paulo, em 2016, o artista alagoano Jonathas de Andrade percorre diferentes plataformas artísticas e ressalta em todas as suas obras um forte conteúdo social e político – sobretudo no contexto latino-americano.

Ficha Técnica 

A obra foi resultado de oficinas de pintura realizadas com a participação das mulheres Kayapó, onde durante 04 (quatro) dias. Relação das participantes nas oficinas:

NGREIDJE KAYAPÓ

KAKJANA KAYAPÓ

IRERANTI KAYAPÓ

DJAPA KAYAPÓ

PYKWYNH KAYAPÓ

NGREINOMEI KAYAPÓ

NHAKO KAYAPO

NGREIPARINGRI KAYAPO

PAPOI KAYAPO

NGREIE KAYAPÓ

BEKWYIKAI KAYAPÓ

KOKOWAITI KAYAPÓ RIKA KAYAPÓ

BEKWYIKY MEKRAGNOTIRE

NGREIBOI KAYAPÓ

IRETYNH KAYAPÓ

 

Compartilhar