Sobre o Projeto

O Programa de Alternativas Econômicas Sustentáveis faz parte do Projeto Menire, que visa a de valorização do trabalho da mulher Kayapó. 
Marcelo Rosenbaum e o Instituto A Gente Transforma atuam desde 2017 como consultores de novos negócios e estão construindo junto à aldeia Pykany alternativas que, simultaneamente, preservam e disseminam a cultura Kayapó, através da criação de novas oportunidades.

Aldeia Pukany e o Projeto Menire

Aldeia Pykany, fica na Terra Indígena Mekragnoti, na floresta amazônica, no sudoeste do estado do Pará, próximo à divisa com o estado do Mato Grosso, no município de Altamira/PA.

O território hoje em dia é conhecido como terra indígena (Baú e Mekragnotire) que foi reconhecida pelo estado brasileiro e encontra-se demarcada e homologada. É coberto por grandes florestas e importantes rios, garantindo para as nossas famílias, pescas, caças e recursos naturais como frutas, castanhas e remédios naturais.

A área tem aproximadamente mais de 6 milhões de hectares de Floresta. Está cercada por fazendas e projetos do governo, como hidrelétricas, rodovias e estradas, além de estar ameaçada por garimpos ilegais, por madeireiros e por novos projetos de infraestrutura que aumentam a pressão sobre nossas terras e seus recursos, que são cobiçados pelo entorno.

O Programa de Alternativas Econômicas Sustentáveis faz parte do Projeto Menire, que visa a de valorização do trabalho da mulher Kayapó. 

Marcelo Rosenbaum e o Instituto A Gente Transforma atuam desde 2017 como consultores de novos negócios e estão construindo junto à aldeia Pykany alternativas que, simultaneamente, preservam e disseminam a cultura Kayapó, através da elaboração de novos produtos e novas parcerias institucionais. 

Alguns projetos já foram desenvolvidos, considerando o potencial de desenvolvimento de produtos e projetos, que expandem a prática do artesanato e do modo de vida, como ativo a ser preservado, protegido e tornado valorizado no mundo contemporâneo.

TECNOLOGIA SOCIAL

Com o olhar direcionado para a criação de novas oportunidades de negócios para as Mulheres Kayapó, Marcelo Rosenbaum propôs a criação de um Plano de Visitação à Aldeia Pykany, com o objetivo de preservar os aspectos ancestrais dos modos de vida Kayapó, ao mesmo tempo que permite ao visitante conhecer e conectar-se com uma nova cultura, a iniciativa encoraja o orgulho e autoestima em relação aos saberes ancestrais entre o povo Kayapó.

Inicialmente, no sentido de preservar suas raízes e rituais, foram realizadas pesquisas para resgate cultural que revelaram o legado Kayapó. Algumas práticas que já estavam em desuso na aldeia foram retomadas. Esse movimento envolve a comunidade na importante construção coletiva do conteúdo que será oferecido ao visitante. 

Toda a programação está sendo construída a partir da metodologia Design Essencial de forma horizontal, colaborativa e em etapas. Foram definidos cinco aspectos para compor a imersão final (Comer, Dormir, Brincar, Natureza e Artesanato) e discutidas as atividades relacionadas a estes. Para atingir a programação final que será oferecida comercialmente por uma agência turística, estão sendo realizadas expedições técnicas temáticas que levarão à aldeia visitantes que contribuam com ideias e sugestões para aprimorar a experiência e a qualidade de vida na aldeia. As expedições abarcarão o modo de viver Kayapó através de sua alimentação, moradia e brincadeiras tradicionais e serão conduzidas pelas Menire, mulheres da aldeia. 

Um modelo próprio de Turismo de Base comunitária está sendo estruturado, e será conduzido pelas mulheres Kayapó. A imersão na aldeia Pykany é uma experiência de empatia, troca e aprendizados. Vai permitir que os visitantes vivenciem o modo de vida dos ancestrais Kayapós, com sua força e tradições através de um turismo com propósito, considerando a geração de renda e repartição coletiva de benefícios para a sustentabilidade da aldeia e suas famílias.

Junto a uma equipe de especialistas multidisciplinares, as Menire, mulheres em língua Kayapó-Menkrãgnoti, estão construindo o roteiro da experiência na Aldeia apresentando como temática o Comer, o Morar e o Brincar Kayapó, a partir de expedições preliminares temáticas.

LOCALIZAÇÃO

A Aldeia Pykany fica na floresta amazônica, no sudoeste do estado do Pará, próximo à divisa com o estado do Mato Grosso, no município de Altamira/PA, território da terra indígena Mekragnotire – hoje em dia  reconhecida pelo estado brasileiro.

 

 

Compartilhar