Sobre o projeto

Pouco depois de termos sido transformados pela experiência de Várzea Queimada, ainda digerindo o nosso aprendizado no sertão do Piauí, surgiu a possibilidade de nos aproximarmos dos índios Yawanawás e darmos continuidade ao projeto A Gente Transforma, que tinha mexido muito com a nossa maneira de enxergar o trabalho que fazemos.

 
 

“Conheci a aldeia Nova Esperança, durante o festival Yawa em outubro de 2012. Durante uma semana, os Yawanawá se pintam, dançam, cantam, brincam, para mostrar a seus convidados sua majestosa cultura. Conheci também um povo generoso, disposto a compartilhar tudo que tem de mais sagrado e a grandiosa riqueza que possuem.

Os Yawanawá, até a década de 80, estavam quase em extinção. Toda cultura que nos foi apresentada durante o festival, foi absolutamente proibida pelos missionários evangélicos, e depois explorada pelos seringalistas.

Mas há 30 anos, o cacique Biraci Brasil Yawanawa tem feito um trabalho de resgate de sua cultura em busca de liberdade, autonomia e construção de alianças. Esta luta pela liberdade e abertura, me motivou a mergulhar nesta riqueza, afim de valorizar e mostrar para o mundo a cultura Yawanawa, não como algo exótico, mas como economia criativa brasileira.”

Marcelo Rosenbaum

 
 
  
 
 

 LOCALização

Quase na fronteira com o Peru, às margens do rio Gregório, na cidade de Tarauacá, fica a Terra Indígena Yawanawá. Este foi o primeiro povo a ter reconhecimento do estado do Acre e oficializar seu território no Brasil.

Os Yawanawás estão em contato com o homem branco há aproximadamente 150 anos e lutam para manter vivas suas tradições. Nos 1970 foram praticamente extintos ao serem explorados pelos desbravadores, missionários e seringalistas, que mantiveram sua dominação por um longo período. Sua história é marcada pela luta por liberdade e pelo resgate de suas tradições. Trabalham criando alianças a partir da liderança do Cacique Biraci Brasil, que junto com o A Gente Transforma, mobilizou 78 artesãos Yawanawá das Aldeias Nova Esperança e Amparo, para um trabalho de co-criação.

  

Com uma equipe formada por designers e comunicadores, partimos para uma imersão na floresta amazônica, onde criamos uma coleção de luminárias a partir do trabalho artesanal com as miçangas, que são feitas com as estampas dos desenhos sagrados e toda a cosmologia da tradição Yawanawá.

Com essa ação, o Instituto A Gente Transforma criou um produto de alto valor agregado, com identidade brasileira, que foi comercializado com exclusividade pela La Lampe, ampliando o potencial de geração de oportunidades para a comunidade.

Fotos da imersão: Lucas Moura (galeria de fotos)

Fotos da floresta: Marcos Lopes

 
 
Compartilhar