Turismo Comunitário

Estruturação de um modelo de visitação a Aldeia Pykany com foco na alimentação | A Gente Transforma + Camila Sobral Barra + Neide Rigo | Fotos e videos Loiro Cunha

 

TURISMO COMUNITÁRIO COM AS MULHERES KAYAPÓ NA ALDEIA PYKANY – TERRA INDÍGENA MENKRAGNOTI

A estruturação de uma iniciativa de visitação turística para imersão cultural e vivência da ancestralidade Kayapó na Aldeia Pykany, é uma estratégia regenerativa para conexão e o fortalecimento dos saberes e do território Kayapó Menkrãgnoti, considerando a geração de renda e repartição coletiva de benefícios para a sustentabilidade da aldeia e suas famílias. 

A proposta é criar uma vivência na comunidade, com visitantes orientados pelo propósito de contribuir com o fortalecimento das tradições por meio da vivência da cultura ancestral. 

O objetivo é promover a construção de alianças entre o povo Kayapó da Aldeia Pykany e os visitantes, em uma perspectiva de troca e aprendizados compartilhados, em expedições temáticas com profissionais e apoiadores que tenham por propósito vivenciar o modo de vida Kayapó e contribuir com a melhoria da qualidade de vida na aldeia. Os visitantes estarão dispostos a fortalecer os valores territoriais e a proteção da floresta durante a visitação e, em contrapartida, levarão seus conhecimentos e apoio para solucionar questões de infraestrutura, acesso a serviços e direitos e desenvolvimento de tecnologias sociais adequadas às necessidades e realidade da aldeia. Dessa forma, unem esforços para que a cultura se mantenha viva em uma comunidade saudável e estruturada e, portanto, com condições de proteger a floresta.

TURISMO COMUNITÁRIO A PARTIR DA ALIMENTAÇÃO NA ALDEIA PYKANY (BAKUKREN)

Com o propósito de fortalecer a cultura e a gestão territorial da Aldeia Pykany, bem como criar o modelo de imersão fundamentado nos aspectos culturais ancestrais, estamos estruturando o projeto de vivências turística com as Mulheres Kayapó. 

A iniciativa de visitação para imersão na Aldeia Pykany é uma estratégia proposta para o fortalecimento dos saberes e do território Kayapó Menkrãgnoti, considerando a geração de renda e repartição coletiva de benefícios para a sustentabilidade da aldeia e suas famílias. 

Rosenbaum convidou Neide Rigo, nutricionista, consultora em alimentação e nutrição, para participar do programa de vivência na aldeia Pykany com base de turismo comunitário para colaborar na estruturação da iniciativa no que se refere ao item alimentação. 

O objetivo é preparar as mulheres Kayapó para identificar e mapear a ancestralidade presente nos hábitos culturais e culinários, do plantio e coleta de alimentos à sua forma de preparo, técnicas, gestos e consumo, tendo em vista não só as possíveis experiências de interesse para os visitantes mas também para a necessidade inerente de alimentação diária do grupo no período da visita.

 
 

FOTOS

 
 
 
 

Ficha técnica

Consultoria em Negócios Comunitários e Gestão Territorial
Camila Sobral Barra

Consultoria em alimentação e nutrição
Neide Rigo 

Fotos E Filmes
Loiro Cunha

Compartilhar